Checklist de como reduzir impactos ambientais

por | jan 25, 2022 | Meio Ambiente

A preocupação com impactos ambientais é uma constante nas empresas, evitá-los torna-se parte da rotina dessas organizações.

Nós da Venner Ambiental temos total cuidado com os impactos causados ao meio ambiente e caso precise de ajuda no assunto preparamos esse texto com diversas dicas. Confira a seguir.

O que são impactos ambientais?

Tratam-se de uma alteração ao meio ambiente originada pelas ações e atividades do ser humano. A mão do homem causa o desequilíbrio natural das coisas, gerando impactos negativos ao ambiente.

Há muitos anos, a sociedade se conscientiza quanto ao malefício de suas ações. Por conta disso, tem tomado providências para reduzir os danos ambientais e proporcionar um futuro melhor às novas gerações.

Exemplos de impactos

Como explicado, são as nossas atividades que causam danos ao meio ambiente. Isso significa que o trabalho de algumas indústrias pode ser considerado negativo em questões ambientais.

É o exemplo da mineração, cujos impactos ambientais são de difícil reversão. Esta atividade pode provocar contaminação da água, rios, lagos, assim como o solo.

O garimpo irregular voltado a extração de minério é o grande responsável por contaminar esses espaços, sobretudo com mercúrio. As regiões mais afetadas com a mineração são os estados do Pará, Goiás e Minas Gerais.

Outros exemplos de atividades negativas são a agropecuária e extração de petróleo.

Como reduzir os impactos ambientais?

A conscientização da sociedade é um grande passo na redução dos danos, mas é preciso fazer bem mais. As empresas precisam mudar sua postura para serem sustentáveis e assim cuidar melhor do meio ambiente.

Por isso, com o intuito de miminizar os danos, algumas práticas devem ser seguidas, como:

  • Economizar recursos naturais, sobretudo a água;
  • Ter um consumo mais consciente;
  • Utilizar protocolos ecológicos e biodegradáveis;
  • Fazer o descarte correto do lixo e resíduos;
  • Entre outras ações.

O principal é usar os recursos naturais de maneira consciente, sempre priorizando a reutilização e reciclagem.

Leia também: Lei de crimes ambientais: fique por dentro do assunto

Como evito que minha empresa seja autuada?

Multas e penalizações também são uma preocupação quando o assunto são impactos ambientais. As empresas precisam pensar de maneira estratégica para o cumprimento da lei e agir de maneira sustentável.

Tomando os cuidados adequados, dificilmente sofrerá com autuações e para isso é importante que sigam essas dicas:

  • Manter os contratos sempre atualizados;
  • Ter o Certificado de Destinação Final (CDF) e Atestado de Tratamento;
  • Ficar atento aos prazos dos certificados de licenciamento ambiental.

Outro modo de evitar penalizações é fazer uma consultoria com uma empresa especializada em impactos ambientais. A mesma irá orientá-lo quanto a gestão ambiental e as formas adequadas de agir.

Deste modo, o negócio segue com total responsabilidade e de acordo com as leis, mantendo uma postura sustentável.

Se você precisa de ajuda para reduzir os impactos ambientais causados pela sua empresa, estamos aqui para isso! Clique aqui para falar com nossos consultores e entender como podemos colaborar com sua empresa.