3 ações que ajudam a preservar a fauna e flora

por | mar 21, 2022 | Meio Ambiente

Pequenas ações podem fazer uma grande diferença na preservação da fauna e flora do nosso planeta. Mas para que uma empresa possa reduzir seus impactos no meio ambiente é importante também investir em ações de alto impacto, pensando no futuro das próximas gerações. 

Para ajudar você e o seu negócio nessa missão, preparamos esse artigo com 3 ações de preservação que envolvem os colaboradores e contribuem para um posicionamento mais responsável e sustentável frente ao mundo. Confira a seguir:

1) Cuide dos cursos d’água

Ao falar sobre a fauna e flora, é importante salientar que a flora é um elemento fundamental para manter a água pura. Ela também ajuda a levar o recurso ao destino certo, ou seja, os corpos hídricos – rios, lagos e lençóis freáticos. 

Grandes áreas verdes, como as florestas, facilitam a penetração da água através das raízes das árvores. Além disso, ajudam a filtrar poluentes que, normalmente, estão presentes no solo por conta de nossas ações. 

Não direcione resíduos para os rios e seus afluentes (essa prática negativa é proibida por lei, conforme o Art. 54 da Lei de Crimes Ambientais). As áreas em torno das florestas e matas devem ser preservadas ao máximo, por isso tenha uma política de descarte adequada e correta para evitar causar qualquer dano tanto para o meio quanto para as pessoas.  

2) Priorize a coleta seletiva para preservar a fauna e flora

Esse ponto é complementar ao citado acima: para cuidar da fauna e flora, é preciso dar total atenção à destinação dos resíduos. O contato do lixo com o solo pode prejudicar o meio ambiente de maneira drástica. 

Por isso, é importante ter um plano estratégico para a coleta, priorizando a seletiva. O lixo será separado, permitindo que seja reciclado, além de ser descartado da forma correta. Esse é um dos meios de diminuir a quantidade de lixo pelas empresas, principalmente nas grandes cidades.

Espalhe cestas para a coleta seletiva na empresa e realize campanhas de conscientização entre os colaboradores para envolver a todos nesse processo de mudança, contribuir com a natureza e ainda evitar autuações. Desenvolver um sistema de logística reversa na companhia também pode ser muito efetivo, pois é uma ação que também envolve o cliente e mostra a preocupação com a pós-venda e o destino do que é produzido. 

Leia também: Checklist de como reduzir impactos ambientais

3) Adote medidas sustentáveis de consumo

Tanto a água quanto a energia devem ser consumidas de maneira consciente com o objetivo de priorizar a sustentabilidade. Isso porque os recursos naturais são essenciais para a vida humana, mas também impactam diretamente a fauna e flora

O ideal é criar medidas para evitar o desperdício de ambos os recursos. As empresas podem optar por algumas mudanças no fornecimento de energia, por exemplo, com o uso de painéis solares. Quanto à água, a reutilização é sempre o melhor caminho.

Uma dica extra para cuidar da fauna e flora

Que tal colocar em prática uma ação ainda maior para preservar a fauna e flora? Uma opção é o reflorestamento: é possível estabelecer metas (ex: a cada 500 produtos vendidos, um valor será destinado ao plantio de árvores) ou desenvolver um projeto interno com essa finalidade.

Abrir um espaço para as sugestões e participação dos colaboradores também é uma sugestão interessante, considerando que eles podem dar ótimas ideias e começar até novos projetos de sustentabilidade.

 E que tal envolver também o seu cliente? Hoje as pessoas compram de marcas que se identificam e que as inspiram, portanto fazer esse movimento pode ser importante para ficar ainda mais próximo do consumidor e do que ele espera da empresa. 

Por que é tão importante preservar a fauna e flora?

Cuidar do meio ambiente é uma maneira de manter em equilíbrio o nosso maior ecossistema: a Terra. Quando tudo está em harmonia, a fauna e flora, conseguem se interligar, preservando espécies e os recursos naturais. 

Sendo assim, sua empresa deve sempre pensar em ações sustentáveis que possam favorecer a todos, minimizando impactos climáticos, por exemplo. Em nosso blog você irá encontrar conteúdos que podem ser úteis nesse processo. Clique neste link para acessá-los.