O que leva à contaminação do solo e o que fazer nesse caso?

por | jun 2, 2022 | Meio Ambiente

A contaminação do solo pode acontecer por diversos fatores e quando diagnosticada, é necessário tratar aquele ambiente. 

No Brasil, esse é um problema difícil de ser solucionado e motivo de preocupação. Isso porque os efeitos de um solo contaminado são extremamente nocivos ao meio ambiente.

Pensando nisso, listamos aqui os principais motivos para a contaminação do solo e também a forma correta de tratá-lo. Confira a seguir!

Afinal, o que são solos contaminados?

Para começar, vamos entender o que é um solo contaminado. Trata-se de um ambiente que sofre alterações em seu estado natural, seja por agentes químicos ou descarte de resíduos. 

Normalmente a contaminação ocorre por ações do homem, como o avanço das atividades industriais, por exemplo. 

Essa questão é bastante preocupante, afinal a sociedade precisa do solo para diferentes atividades. Com a poluição, água e ar são afetadas, muitas vezes por conta da contaminação iniciada no solo. 

Principais causas de contaminação do solo

Como mencionado, as atividades da indústria são um dos grandes fatores de contaminação. No entanto, não é único. Para entender, continue a leitura.  

Desmatamento 

O corte de árvores acaba resultando na exposição do solo, levando a erosão, o que deixa a terra estéril e incapaz de florescer. 

A área desmatada não tem capacidade para suportar uma nova vegetação, o que significa que nada mais irá crescer no ambiente. Um dos efeitos mais conhecidos do desmatamento é o aquecimento global. 

Uso em excesso de fertilizantes e pesticidas

Esse tipo de contaminação do solo é baseado no aumento da população e no atendimento de suas necessidades. 

Com mais pessoas no mundo, também é maior a demanda por alimentos, obrigando a agricultura produzir mais rápido. Neste caso, são usados fertilizantes e pesticidas para acelerar o crescimento da produção e evitar desperdícios. 

Esses agentes liberam toxinas que causam a contaminação do solo, já que matam microrganismos necessários para o crescimento das plantas. 

Descarte de lixo

Este tópico trata-se do descarte irregular de lixo, seja ele reciclável ou não. Boa parte dos resíduos podem levar décadas para se decompor e causam a poluição da terra.

O ideal é que esses agentes sejam descartados da maneira correta e destinados para reciclagem sempre que possível. 

 

Leia também: 3 ações que ajudam a preservar a fauna e flora

Contaminação industrial

Por fim, um assunto que já mencionamos anteriormente, a contaminação do solo causada pelas indústrias. As atividades industriais são, de longe, o maior agente de poluição. 

O solo pode ser contaminado por produtos químicos que são liberados no meio ambiente, tanto em forma líquida, quanto sólida. Normalmente, esses agentes são descartados de forma inadequada, despejados em rios, por exemplo.

Como tratar a contaminação do solo?

Agora que você sabe como esse efeito acontece, deve estar se perguntando se há solução ao problema. A resposta é sim, existem meios para tratar o solo contaminado e evitar efeitos negativos ao meio ambiente. 

Para começar, caso existam suspeitas de que o solo está contaminado, é necessário realizar uma avaliação preliminar. Isso irá identificar as substâncias que estão prejudicando a saúde da terra, como um levantamento dos contaminantes. 

Assim será possível definir os pontos de maior probabilidade de contaminação. Esses dados serão úteis para tomar medidas de remediação e iniciar o processo de tratamento do solo.

Resumindo

O solo contaminado é algo extremamente preocupante e que merece nossa atenção, afinal, sua contaminação prejudica todo o nosso ecossistema. Por isso, devemos nos preocupar em preservar o solo e também, recuperar áreas que já estão contaminadas.

Gostou desse artigo e quer entender melhor sobre contaminação do solo? Acesse nosso blog clicando aqui e confira os conteúdos que preparamos para você.